[GTER] ASN

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Fri Aug 15 09:39:42 -03 2008

Eduardo,

veja as respostas abaixo.

[]s
./diogo -montagner

2008/8/14 Eduardo Schoedler <eschoedler at viavale.com.br>

> Olá Diogo e Rubens!
>
> Primeiramente gostaria de agradecer a atenção de vocês.
> Sobre as colocações, segue.

> Claro, não há problema em manter o spare ativo... eu até prefiro.
> Alguém já fez isso com Cisco ?
> Poderia me indicar um link sobre o assunto ?

Dificilmente encontrará um howto (pelo menos eu não conheço nenhum) sobre
isto. Terás que trabalhar com a sua topologia e protocolos de roteamento
para atingir este objetivo.

> [...]
> bloco /21. Bom, entendi errado então... rsrsrs. Mas é melhor assim,
> porque um bloco /21 seria meio "apertado" demais para a nossa infra.
>
> Sobre a alocação de um bloco adicional, acredito que seja difícil
> conseguir um bloco consecutivo ao que já está alocado, totalizando
> assim um bloco maior. Mas isso não seria problema, pelo menos não
> vejo ainda nenhum problema.

> Justamente sobre isso que eu gostaria de me informar.
> Quais seriam essas melhores práticas? Onde encontro?
> Sobre as regras que você comentou, cada peering tem as suas ?

Que eu saiba, também não existe um documento específico sobre isto. Talvez
algum outro colega saiba informar. Mas posso te indicar alguns links sobre o
assunto de (des)agregação de rotas. O Roque fez uma apresentação sobre este
assunto no fórum do LACNIC deste ano.

http://www.lacnic.net/documentos/lacnicxi/presentaciones/Deaggregation_LACNIC.ppt
mms://lacnic.net/webcasting/lacnicxi/27_5/lacnog/lacnog-02-roque.wmv
http://www.ripe.net/ripe/docs/ripe-399.html
http://thyme.apnic.net/current/