[GTER] OpenVPN ou Openswan ?

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Thu Aug 14 11:53:03 -03 2008

Felipe - Rasputin escreveu:
> Algumas considerações de por que utilizar IPSEC
>
> IPSEC é um padrão, de fato, definido por RFC, com características técnicas
> claras e abertas.

    grande coisa ser padrão .... todo mundo que já usou IPSec sabe que
quase sempre é um parto fazer equipamentos de fabricantes diferentes
'falarem' IPSec entre si. Muitos equipamentos que implementam IPSec
exigem que você utilize o cliente proprietário de IPSec dele ....

    IPSec, pelo menos nas experiências que eu tive com ele, é um padrão
que de padronizado não tem quase nada .... não devemos nos ater ao fato
de que 'é RFC' porque nem sempre isso vai funcionar na vida real e você
vai acabar dependendo de um cliente específico daquele fabricante que
implementou o IPSec que você está utilizando.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br