[GTER] OpenVPN ou Openswan ?

Leonardo Rodrigues Magalhães leolistas at solutti.com.br
Thu Aug 14 11:45:00 -03 2008

Pedro Lemes escreveu:
> Felipe,
>
> Pra uma passagem de dados não muito volumosa é interessante utilizar
> compressão de dados ?
>
> E no caso inverso: Numa passagem de dados volumosa, utilizar
> compressão requer o que do equipamento (processamento, memória, etc) ?

    processamento, basicamente. Mas muito certamente seu equipamento tem
processamento sobrando pra comprimir a largura de banda que você tem
disponível. A não ser que você esteja falando em compactar um túnel
rodando em vários Mbit/s de tráfego constante, o uso de processamento
pela compressão vai gerar pouca diferença em termos de processamento e
delay. Existem, claro. Mas vão ser pequenos a ponto de não serem
mensuráveis na prática.

    uma coisa legal do OpenVPN é o parametro 'comp-lzo' que ativa a
compressão e, por padrão, ativa também um negócio chamada de compressão
adaptativa.

    a compressão, caso seja feita num tráfego não-comprimível, vai
acabar gerando alguns bytes de overhead extra e, de fato, fazendo o
tráfego aumentar ao invés de diminuir, que seria a intenção. O parametro
comp-lzo analisa, de tempos em tempos, a eficiência da compressão. Caso
ele detecte que ela não está sendo eficiente naquele momento, talvez por
um tráfego não-comprimível que você está trafegando, ele vai
automaticamente desabilitar a compressão. E daqui a pouco vai verificar
de novo e reabilitar a compressão no momento oportuno.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br