[GTER] OpenVPN ou Openswan ?

Márcio Luciano Donada mdonada at auroraalimentos.com.br
Thu Aug 14 10:38:24 -03 2008

Pedro Lemes escreveu:
> Ola amigos,
>
> Avaliando a necessidade de ter uma VPN entre a empresa onde trabalho e
> uma outra, percebi que pro meu cenário (Gateway/Firewall Linux) eu
> poderia utilizar OpenVPN ou Openswan. Porém, o OpenVPN não trabalha com
> IPSec e sim com SSH-Tunneling ao contrário do Openswan.
>
> Em termos de segurança, qual seria mais recomendado ? Apesar da
> facilidade de configuração e manutenção do OpenVPN, este me pareceu meio
> "amador".
>
> Estou certo ou me equivoquei na impressão ? Se for uma exigência da
> [...]

Pedro bom dia,
Estou fazendo testes com o OpenVPN (servidor -> cliente xp) mas acho que
vou abandonar, pois não sei se vai ser possível passar isso para usuário
final. Se fosse utilizar o mesmo com o cenário matriz -> filial, com
certeza partiria para IPSEC (FreeBSD) seguro e estável.

Abraço,

--
Márcio Luciano Donada <mdonada at auroraalimentos dot com dot br>
Aurora Alimentos - Cooperativa Central Oeste Catarinense