[GTER] RES: header datacom dm16e1

Luciano Pimenta pimenta at telbrax.com.br
Fri Aug 8 08:37:14 -03 2008

Alexandre,
O  E1 tem a taxa de 2048Kbps. O quadro E1 é definido pelo ITU-T na
recomendação G-704, como 32 canais de 64Kbps cada um,  sendo que dois destes
canais são reservados para:
Um canal é para sincronismo e transporte de bits de manutenção, inclusive
informação de taxa de erro, no caso mais comum o polinômio definido como
CRC-4.
Outro canal é utilizado para o transporte de sinalização telefônica, isto é,
quando você faz uma discagem, os números de destino e outras informações
passam por este canal, que é o time slot 16.
Desta forma, quando vamos usar este mesmo quadro para o transporte de dados
nos sobra 30 canais de 64Kbps cada um, que dá um agregado de 1920Kbps
(30x64). Assim 2Mbps entregues em interface G-703 / G-704, na verdade tem
uma taxa de 1920Kbps. Isto é o padrão ITU-T, independe do fornecedor do
equipamento. Quando você recebe, como no caso, 6 canais E1 para formar um
agregado de 12Mbps a primeira conta seria 6x1920Kbps de vazão máxima. Após
esta conta vem uma outra perda que é o overhead do link aggregation. São
informações adicionais colocadas nos links E1 para sincronizar os pacotes
enviados através do link lógico de 12Mbps. Não sei quanto é esta perda neste
último caso. Espero ter ajudado. Luciano.