[GTER] RES: [OFF] Skype

Leandro Pereira de Lima e Silva leandro at limaesilva.com.br
Tue Aug 5 19:27:25 -03 2008

Eu acredito que se a companhia não deseja que seus funcionários usem skype
ela deve dizer isso a eles. A atuação do depto de TI (no caso do skype) deve
ser no monitoramento. Descobrir que alguém está usando o skype é trivial com
o l7-filter, diferentemente do bloqueio.

Dessa forma, cabe ao TI notificar ao departamento competente sobre a
infração no uso da Internet, que deve ser resolvido como qualquer outra
infração das políticas da empresa.

Fazendo uma comparação: ninguém pede a segurança que garanta que ninguém
inicie uma briga, mas se acontecer ela vai notificar o depto responsável e
este vai lidar com o funcionário infrator. Pq no caso das infrações das
políticas de uso de Internet deveria ser diferente?

[]s Leandro

Leandro Pereira de Lima e Silva