[GTER] 802.1p e Disciplinas de Enfileiramento/Classificação

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Tue Aug 5 00:28:49 -03 2008

Você poderia agregar um switch que marcasse DSCP antes de chegar ao
Linux; o Linux poderia usaria as marcas DSCP para detectar o pacote e
agregar o QoS que você quer. O que eu nunca testei é se o Linux
fazendo bridging vai dar atenção ao tc, mas não vejo porque não.

Outra possibilidade é tentar modificar o driver para incluir os bits
do 802.1p, que são parte do tag 802.1q, como se fossem identificadores
de VLANs. Assim, você poderia aplicar fwmark (que nesse caso
precisaria ser feito com ebtables já que você quer camada 2), e
colocar o tc em função do fwmark; deve ficar até rápido já que o
fwmark não faz parte do pacote que pode ser retransmitido do jeito que
entrou, mas o fará segundo o tc.

Rubens