[GTER] Roteadores brasileiros com problema?

Vinicius Vianna ds at hacked.com.br
Mon Aug 4 18:47:10 -03 2008

Pessoal,

Seu novo nesta lista e não sei se esta mensagem se enquadra nela, mas
creio que sim.

Recentemente tivemos um problema grande com a Telefonica, segundo o
press release foram problemas com as placas de rede, mas será que não
seria sim um problema de rotas?
Em alguns testes que fiz para a empresa que trabalho pude ver absurdos
como pacotes saindo da CTBC em Uberlandia/MG, indo para Americana/SP
serem roteadores pela Sprint nos EUA, quando testei o traceroute direto
para o roteador final (com um IP diferente do final que era 189.0.0.0/8
e este 200.0.0.0/8 se não me engano), o roteamento era perfeito pela
rede da Embratel que interligava os dois.
Estamos lançando um jogo novo no modelo casual, que necessita de pouca
latência entre os jogadores, e pude notar também atrasos como de 400ms
entre um roteador da Telefonica e outro da Telemar.

Todos esses fatores não afetam diretamente usos como HTTP, que não
sofrem com uma latência na conexão, mas são problemas que existem e
atrapalham todo o fluxo normal da rede.
Alguem mais tem notado coisas parecidas ou tem algum conhecimento BGP ou
acesso com as companias telefonicas para me ajudar, já que essas
latências estão atrapalhando em muito.

Agradeço a atenção de vocês, qualquer informação no assunto é bem vinda,
mesmo críticas, pedradas e coisas do tipo.

Abraços,
Vinicius