[GTER] Redirecionamento DNS

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Mon Aug 4 14:58:50 -03 2008

Carlos,

Você vai ter que criar duas views, uma para seu pessoal interno, com
permissão de recursivo, e outra para o pessoal externo, dessa forma:
view "interno" {
        match-clients { 192.168.0.0/16; };
     ... opções do recursivo interno que não tenho na mão agora mas tem
nos links que enviaram na lista ...
}

view "externos" {
        match-clients { !192.168.0.0/16; };   // atenção para o ! que
significa NOT
        zone "." IN {
                type master;
                file "everything";
        };
};

No arquivo everything você cria um arquivo de DNS normal, com uma única
entrada:
-----
$TTL    86400
@       IN      SOA     teste. root.teste.  (
                                      1997022700 ; Serial
                                      28800      ; Refresh
                                      14400      ; Retry
                                      3600000    ; Expire
                                      86400 )    ; Minimum
              IN      NS      teste.

*               IN      A 192.168.0.1
-----

Acho que dessa forma você não pode responder DNS autoritativo para
nenhum domínio.

No apache, você terá que configurar para que as páginas de erro
apresentem a sua mensagem, por exemplo, quando o usuário acessar
http://www.empresadele.com.br/webmail (que está no Bookmark dele) na
verdade vai acessar http://192.168.0.1/webmail que não existe, daí a
necessidade dessa configuração.

Com outros protocolos é melhor deixar dar erro.

--
Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
fernando at bluesolutions.com.br