[GTER] RES: Off-topic? Blacklist mac-address na rede interna

Luiz Gaspar luizgaspar at gmail.com
Wed Apr 9 11:49:15 -03 2008

Caro Marcio,

O que fiz foi o seguinte, em um cliente que não possui switch com VLAN:

Ambiente:

1. DHCP Server em W2003 Server R2;
2. DNS Server em W2003 Server R2;
3. Saída para mundo exterior (Internet) única, via Netscreen-25 Juniper;
4. Roteador Cisco para internet;
5. Antes do Netscreen existe um gateway Linux Debian, atuando como bridge e
com o IPTABLES e regras do SQUID, de forma que TODO o tráfego para Internet
passe por ele ANTES de chegar a interface de rede do Netscreen;

Solução
1. Servidor DHCP (configurado para entrega/renovação de IP a cada 3 dias)
possui TODOS os endereços IP disponíveis mapeados para interfaces cliente
(os que não estão em uso, seguem como bloqueados, mas estão dentro da faixa
utilizável, vou desbloqueando na medida em que preciso deles);
2. Coloquei um script no IPTABLES que nega conexão ao gateway de internet,
se não houver a correspondência MAC x IP, definida no DHCP Server (ou seja,
o indivíduo fica sem conexão, uma vez que não é entregue o IP para ele
;)...). Os endereços que não estão em uso, seguem como bloqueados também
aqui no IPTABLES;
3. Se alguém "modificar" seu MAC address (o que é difícil, uma vez que as
máquinas na rede são Windows e NÂO estão configuradas para trabalhar como
administrador), o dono legítimo daquele IP também ficará com problemas de
conexão... tipo um Notebook "alienígena", portanto!

Bem, esta foi a solução devido ao baixo orçamento, mas lá existem mais de
100 máquinas...

Abs,

2008/4/9 Marcio Merlone <marcio.merlone at a1.ind.br>:

> Temos mais ou menos uma centena de máquinas na rede.

Luiz Gaspar de França dos Santos
IT Director - Diretor de TI
Quality Informática Ltda.
Cellular/Cel.: +55-21-99657987
Office/Escritório: +55-21-22457755/+55-21-35639357

Address/Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 172 - Bloco A - apto. 1204
Flamengo
Rio de Janeiro – RJ - Brasil
CEP 22230061

luizgaspar at gmail.com