[GTER] Problemas com Upload (link full Telefonica)

Heinrich Harrer hnrch.harrer at gmail.com
Fri Apr 4 13:52:54 -03 2008

Obrigado a todos pelas respostas (e pela ajuda).

Hoje eu removi completamente o controle de banda no servidor que opera como
gateway na minha rede e mandei baixar numa estação via torrent 5 ISO's
simultâneas de distribuições Linux p/ testes.

Fiquei por algumas horas monitorando e meu Download ficou entre 15 e 17Mbit
(meu link é de 15), mas meu Upload não passou de 6Mbit!

O suporte da Telefônica até que tá me atendendo, mas dizem que não tem nada
errado, que o SDH tá bem configurado e que esperam apenas meu sinal verde p/
fechar o chamado. (fechar como sem resolver nada?)

Notei algo também, e isso desde que instalaram a infra aqui, o Upload é meio
estranho (sujo), sem regularidade, parece que funciona em rajadas, sei lá,
não é como o Download.

Forçando 100/full no Cisco fica como 100/full no link, em half (nos meus
testes) até meu Download fica ruim (não passa de 5Mbit), não tem colisão na
interface com a FE e pelo menos no Cisco (o que dá p/ monitorar na porta)
está tudo bem.

No Cisco, com a Giga conectada ao meu Gateway, como auto speed/duplex:

  Full-duplex, 1000Mb/s, media type is T

a interface no server é uma dual-giga da intel (82571EB).

Na Giga conectada à FE do SDH (com speed 100 e duplex full, conf.
manualmente):

  Full-duplex, 100Mb/s, media type is T

Sem isso fica como half/100.

Com 100/full forçado:

     22419091 packets input, 559108117 bytes, 0 no buffer
     Received 316 broadcasts, 0 runts, 0 giants, 0 throttles
     0 input errors, 0 CRC, 0 frame, 0 overrun, 0 ignored
     0 watchdog, 0 multicast, 0 pause input
     0 input packets with dribble condition detected
     20948358 packets output, 1695685544 bytes, 0 underruns
     0 output errors, 0 collisions, 0 interface resets
     0 babbles, 0 late collision, 0 deferred
     0 lost carrier, 0 no carrier, 0 pause output
     0 output buffer failures, 0 output buffers swapped out

Ou seja, nada estranho, nada de colisão... Com half isso (acima) fica uma
%$#@.

Enfim, nem sei se isso causa o problema ou não. O que sei é que não consigo
usar o Up a 15 e parece que o link (só no Up) é "sujo".