[GTER] Problemas com Upload (link full Telefonica)

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Apr 1 11:56:57 -03 2008

Heinrich Harrer wrote:
> tenho um link FO da Telefonica de 15Mbit full (SDH Hauwei Metro 1050
> conectado a um Cisco 2821), infelizmente notei que é full apenas no
> download, nenhum teste que faço passa de 3.5Mbit no upload.

Temos o mesmo equipamento e configuração aqui.  O upload e download
conseguem 15Mbps sim, latencia típica entre 10 e 30ms no horário de pico
  até o roteador principal da Telefônica (bom, tdatabrasil, já que você
é conectado diretamente no backbone IP deles). 6 HOPs de distância do
registro.br, contando com o firewall de borda.

Quando instalaram, o mesmo estava mal configurado (porta FE em
100-half), foi um pouco difícil de convencê-los a consertar, porque a
equipe de configuração do SDH é cabeça dura e fica insistindo que sempre
entregam a porta em 100-full, mas consertaram depois que enviei por
escrito para o gerente de operações uma reclamação).

Ele é servido por anel redundante SDH por caminhos geográficos
distintos, e uma das pernas do mesmo estava com perdas (algum HOP ruim
no caminho SDH até o roteador central deles), o que limitava a
performance a cerca de 8Mbps.  Reclamei, chamei atenção que havia perda
de pacotes, e consertaram rapidinho.

Depois disso, não dá para bater a qualidade do serviço.  Nunca caiu por
mais de 2s.

> Meus clientes reclamam justamente de upload. O suporte da Telefonica p/
> variar é péssimo, fiquei hoje quase 1h no telefone (Telefonica Empresas)
> tentando explicar p/ 5 atendentes diferentes que não tenho Speedy e que meu
> link é dedicado (LP FO), etc... Parece piada, mas é verdade, estão
> absurdamente despreparados p/ atender este tipo de cliente.

Estranho, ISSO eu nunca vi acontecer.  Ligue para a telefônica empresas,
passe o número de telefone de uma **LP** de dados.  Se não tiver um
número de LP desses, ou se bobear no que falar para o atendente, você
vai cair no inferno Speedy sim. Com o número da LP em mãos, eles não vão
perguntar se é Speedy.

O primeiro atendente vai te cadastrar, o segundo vai te perguntar um
pouco de baboseira, mas assim que se convencer que é um SDH, vai agendar
callback de alguém do terceiro nível.  Até o terceiro nível responder,
costuma levar pelo menos 1h, mas já aconteceu dele só ligar de volta
após 3h, porque estavam fazendo uma bateria de testes remotos no SDH.

O MTTR real está mais perto de 6h que de 4h, mas pelo menos existe e até
que levam mais ou menos a sério.

> existe alguma maneira de testar de forma satisfatória o upload nesse link
> (15Mbit) e comprovar que ele não é full?

Muitas.  Meça a latência usando bing, veja se é condizente com 15Mbit/s.
Meça perda de pacotes (tem que ser ZERO nesse tipo de enlace, exceto se
o roteador do outro lado estiver sobrecarregado e ignorar alguns pings).
  Teste download e upload com um site da RNP ou qualquer um diretamente
ligado no PTT-br, consigo 15Mbps com os sites mais bem conectados da RNP
mesmo em horário de pico.

Se não tiver um local decente para testar o upload, apele para o
bit-torrent.  O DVD 1 do Fedora, Debian, ou Ubuntu costumam ser
requistados o suficiente para encher o enlace de download e upload, mas
esse é o tipo de teste que *demora*.  Foi assim que testamos antes de
comissionar o enlace: download/upload via bittorrent dos DVDs de todas
as distros Linux principais por 12h, levou umas 2h para o máximo, mas
depois disso, ficou lotado nas duas direções.

Projetos Especiais
TEL +55-19-3739-6055/CEL +55-19-9293-9464