[GTER] Proxy x Ips públicos

Cildemac Marques cildemac at hotmail.com
Tue Sep 18 00:16:23 -03 2007

Olah Elias!

Minha experiencia com proxy/cache eh positiva. Entretanto, voce deve considerar alguns fatores:

1. Sera que realmente vale a pena distribuir classe C para os usuarios internos? Nao eh so uma questao de economizar sua banda de IPs, mas o fato perigoso de uma maquina se tornar, por exemplo, um open relay - com reverso, helo verification e tudo mais.
2. Qual a quantidade de usuarios que possui? O Squid tem uma excelente performace acima de 100 maquinas, mas os testes que fiz ha 3 anos, mostraram que o ISA teve um desempenho ainda melhor para menos de 100 maquinas e pessimo desempenho para uma quantidade superior.
3. Eu concordo com nosso colega a respeito de paginas dinamicas. Ha alguns anos conseguiamos uma economia de ate 40%, hoje as coisas sao bem diferentes eh questionaveis. Entretanto, existem outros beneficios como a possibilidade de uma politica mais acurada a respeito do que eh trafegado nos browsers dos funcionarios.  Algumas solucoes possuem ate traffic shapping...

Embora a economia de banda seja questionavel, nao podemos despreza-la. Leve em consideracao os varios updates que os usuarios baixam de uma quantidade incrivel de softwares...

Espero ter contribuido.

um abraco

Mac

Cildemac Marques