[GTER] Continuido assuntos da GTER 24: IPv6, número de rotas

Leandro M Bertholdo berthold at penta.ufrgs.br
Sat Oct 27 17:32:45 -02 2007

Ola Rubens,

1) O equipamento que testamos nao era cisco - era um switch router Extreme
(Extreme X450). Até onde eu sei esse é o primeiro que realmente implementa
v6 em hardware.
O nosso primeiro teste foi realizado com um cisco 2600 por software (o mesmo
teste) e tem resultados semelhantes ao que cistaste no modulo novo do 7200
da cisco. O que me faz desconfiar "do quê" é implementado em hardware....
Antes de realizarmos nossos testes ad-hoc, nós pesquisamos por testes
semelhantes em alguma fonte conceituada, e nao encontramos nenhum. Nao
realizamos teste com cisco por nao dispor de nenhum equipamento que
implementasse em hardware.

Quanto ao modulo e o datasheet, acho dificil concluir que equipamento
realmente implementa roteamento ipv6 em hardware.
Alias, ele cita sutilmente:

"The Cisco 7600 RSP 720 delivers a rich set of IP features in hardware for
applications such as subscriber aggregation, IP forwarding, Layer 2 and
Layer 3 MPLS VPNs, and Ethernet over MPLS (EoMPLS) with quality of service
(QoS) and security features."

Ele nao fala em ipv6 forwarding em hardware....

2) O router somente considera a rota para o setup do flow. Apos o
identificacao do flow montado o router nao se preocupa com os enderecos
origem e destino, ele usa a partir dai um identificador de flow.
[http://www.ietf.org/rfc/rfc1809.txt]
The notion is that by simply looking up the Flow Label in a table,
   the router can decide how to route and forward the datagram without
   examining the rest of the header.
Sendo assim, o tamanho de bits da tabela de rotas so importa no primeiro
pacote.

Particulamente, eu gostaria de algum outro teste semelhante para nosso
comparativo, ja que algumas ferramentas usuais de testes nao tem suporte a
Ipv6 (ex: mgen, tangram...), se alguem quiser contrapor os testes,
particulmente tenho interesse em ver algum resultado ou repeticao destes
testes.

[]s
Leandro Bertholdo