[GTER] Dúvida SCM

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Oct 16 10:42:25 -02 2007

On Tue, 16 Oct 2007, Hades wrote:

> Digamos que a minha empresa seja um ISP e tenha licença SCM, mas não tenha
> ASN. Eu compro um circuito IP de uma determinada operadora e ganho alguns
> blocos /24. Os blocos são devidamente delegados pelo Registro.br para o meu
> ID. É ilegal eu realizar atividades de SCM e colocar os IPs da operadora nas
> ponta?

eu realmente não entendi a pergunta. número de AS é uma coisa puramente
técnica e diz respeito a como você faz roteamento. licença SCM não tem
nada a ver com isso. a operadora cede os IPs para você e você os repassa
aos teus clientes, é assim mesmo que a coisa funciona. O importante é
manter a base do whois sempre atualizada, indicando a quem efetivamente
cada bloco pertence, senão tua operadora vai receber reclamações que
seriam mais prontamente tratadas por você mesmo.

> Ou eu preciso ter um ASN, CIDR próprio, etc, para poder fazer isso?

de jeito nenhum. você efetivamente precisa de ASN e CIDR próprio se for se
conectar a mais de uma operadora, diretamente ou por meio de um ponto de
troce de tráfego.