[GTER] CNAMEs automáticos no BIND.

Rafael Faria rafaelhfaria at cenadigital.com.br
Tue Nov 13 15:52:55 -02 2007

Boa tarde Marlon.

Algo que eu utilizo, acredito ser uma boa solução (não sei se é a
melhor) para o seu caso.

Eu possuo dois dominios, um .com, e outro .com.br, e ambos apontam
para as mesmas maquinas, e possuem os mesmos endereços.

Em 1o. lugar, eu tive que escolher um dominio principal, eu escolhi o .com.br

Assim não tenho problemas com resolução de reversos...

dominio.com.br -> 10.0.0.1
dominio.com -> 10.0.0.1
10.0.0.1 -> dominio.com.br

Mas a designação dos PTR é dado apenas pelo NS do .com.br
Na zona do .com possui apenas os A para os IPs, igualmente do .com.br

E para facilitar o serviço, eu utilizo 4 arquivos de zona.

dominio-com-br.db
dominio-com.db
dominio.db
dominio-com-br-rev.db

Nas zonas: dominio.com.br, e dominio.com, eu utilizo um INCLUDE do dominio.db
Assim todas os hosts eu defino de ntro do domino.db, apontando para os
IPs. E o dominio-com-br-rev.db é o unico reverso que eu possuo.

Facilita bastante a adminsitração.

No seu caso, que é de migração... vc deve manter os host atuais...
para quem acessar um endereço que está em cache não ter problemas...
E ativas os reversos apenas do novo dominio.

E para manter os 2 dominios sincronizados, recomendo utilizar o INCLUDE.

--
Rafael Henrique da Silva Faria
# Grupo Cena Digital