[GTER] Monitoramento Real-Time de links WAN

MARLON BORBA MBORBA at trf3.gov.br
Fri Nov 9 15:44:09 -02 2007

Sugiro um sensor NTOP com duas interfaces, uma voltada para o seu
circuito WAN, sem endereço IP, e em modo promíscuo; e outra voltada para
a sua rede. A interface IP-less monitorará o circuito diretamente
(ficando entre o roteador e a sua rede, por meio de um TAP, um "hub"
burro ou um espelhamento na porta do "switch" onde está o roteador).
Funciona muito bem, e não dá problemas, porém lembre-se de ajustar a
quantidade de dados históricos que o NTOP deva armazenar, pois o volume é
grande.

--

Abraços,

Marlon Borba, CISSP, APC DataCenter Associate
Técnico Judiciário - Segurança da Informação
IPv6 Evangelist
TRF 3ª Região
(11) 3012-1683
--