[GTER] CNAMEs automáticos no BIND.

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu Nov 8 15:37:21 -02 2007

On Thu, 8 Nov 2007, MARLON BORBA wrote:

> Como é do seu conhecimento, o Conselho Nacional de Justiça determinou
> que os Tribunais brasileiros, Federais e Estaduais, trocassem seus
> domínios de *.gov.br para *.jus.br (não vou comentar, aqui, a
> dor-de-cabeça que isso vai dar...).

bem, não era do meu conhecimento. será que logo o poder legislativo vai
ter seu domínio também?

> Uma das possíveis estratégias em consideração é manter, por um período
> de transição, ambos os domínios. Sucede que, para isso, será preciso
> fazer com que os atuais "hostnames" *.gov.br sejam convertidos em CNAMEs
> para os novos "hostnames" *.jus.br. Até onde sei, isso exige muito
> trabalho braçal, dependendo da quantidade de nomes envolvidos.

complicado. eu faria assim: há um jeito de codificar os arquivos de zona
sem que se refira ao domínio de origem, representado pelo símbolo @. eu
codificaria os arquivos de zona desse jeito. um exemplo:

$TTL	1d
@	in	soa	ns-a.inexo.com.br.	sysadm (
 			11 10800 3600 604800 86400 )
 	in	ns	ns-a.inexo.com.br.
 	in	ns	ns-b.inexo.com.br.
 	in	a	200.231.48.36
 	in	mx	0	smtp
 	in	mx	10	intranet.inexo.com.br.
 	in	txt	"v=spf1 a mx -all"
smtp	in	a	200.231.48.36
www	in	a	200.231.48.36

note que o nome do domínio origem não aparece explicitamente, então este
mesmo arquivo (digamos que se chame "dominio") pode servir para mais de um
dominio que tenha tudo menos o nome em comum. no /etc/named.conf faria
assim:

zone "dominio1.gov.br" {
 	type master;
 	file "arquivo";
};

zone "dominio1.jus.br" {
 	type master;
 	file "arquivo";
};

e assim damos duas pauladas no mesmo coelho (ou seriam duas coelhadas no
mesmo pau?) de um jeito bem elegante.