[GTER] Aumento do tráfego no ptt-sp

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed May 23 20:39:31 -03 2007

> Não participo do ptt-sp e por isso não tenho acesso aos informes, mas
> notei que o tráfego aumentou bastante na última semana.
> Uma curiosidade: Isto foi apenas em decorrência da entrada da
> Telefonica Internacional ou aconteceu mais alguma coisa?

Deve ter acontecido mais alguma coisa, pois o maior aumento de tráfego
envolve dois PIX: o da Locaweb e o da Brasil Telecom. No PIX da
Locaweb, só há ao que eu saiba a própria Locaweb, que é de onde está
saindo o aumento de tráfego... então é mais provável que ela tenha
fechado algum acordo de private peering com alguém que esteja
conectado via datacenter da Brasil Telecom, que pode ser tanto a
própria Brasil Telecom quanto algum ASN lá hospedado.

Pelo tamanho do aumento de tráfego, algo como até 600 Mbps dependendo
do horário, deve ser alguma rede com um número muito grande de
usuários de banda larga: ou uma das operadoras de ADSL do país (Brasil
Telecom, Telefônica, Telemar), ou a NET (Virtua).

Como consta que Telefônica e NET estejam presentes no PTT-Metro via
Tivit, e a Telemar não está presente no PTT-Metro, acho que só sobra a
Brasil Telecom e os usuários ADSL da região II.

Rubens