[GTER] script para realizar mudancas em zonas de dns

Roberto Berto roberto.berto at gmail.com
Sat May 19 21:59:49 -03 2007

Ola a todos,

Procurei muito e nao encontrei, por isso recorro a voces.

Preciso de uma ferramenta bem testada que faca alteracoes em zonas de dns
atraves de linha de comando. Penso que deve existir algo comum e estou
deixando passar.

Ja tentei tambem implementar tambem atraves de expressoes regulares, mas a
cada vez que tenho uma necessidade preciso reescrever um script.

Alem disso, o ideal seria uma ferramenta que ja aumentasse o serial da zona
ao edita-la.

Uso muito isso quando quero realizar uma migracao de clientes de um servidor
para o outro, baixo a TTL alguns dias antes/incremento o serial, depois de
ter copiado os dados mudo os IPs dos registros e aumento a TTL/incremento o
serial.

Encontrei no google um script [1]  que usa o perl para alterar um a zona,
mas a implementacao e' parecida com que as que eu tenho desenvolvido.

[1]
http://209.85.165.104/search?q=cache:wAU4nj9CsdQJ:avi.alkalay.net/software/bag/conv.pl+ttl+script+named&hl=pt-BR&client=firefox-a&strip=1

Agradeco desde ja,

Roberto Bertó