[GTER] Os fabricantes de repetem os endereços MAC?

Andre Uratsuka Manoel andre at insite.com.br
Sat May 19 13:27:36 -03 2007

On Sat, May 19, 2007 at 02:13:52AM -0300, Fabrício Barros Cabral wrote:
> Olá todos!
>
> Por curiosidade, surgiu a seguinte dúvida: olhando na Wikipedia [0], vi
> que logicamente um endereço mac de uma placa ethernet é dividido em duas
> partes: uma chamada OUI e outra NIC. O OUI é o ID, composto pelos 3
> primeiros octetos, que designa o fabricante do dispositivo e o NIC são
> os outros 3 octetos restantes que serão usados para designar cada
> dispositivo de maneira única. Assim sendo, pergunto:
>
> Sendo a capacidade máxima de 16.777.215 endereços (2^24 - 1), os
> fabricantes de dispositivos costumam repetir estes endereços? Pergunto
> [...]

	Eu peguei esse problema anos atrás, em duas placas 3c900 que
	vieram em máquinas da falecida Compaq. Infelizmente essas
	duas máquinas operavam em alta disponibilidade e eu quase
	deixei o técnico da Telefonica louco de raiva porque eu
	fiquei implicando que ele tinha colocado duas rotas em um
	roteador, porque o tráfego ficava pulando entre essas duas
	máquinas, apesar de somente uma ter o IP configurado.

	Foram horas para identificar o problema e isso só aconteceu
	quando todas as alternativas razoáveis tinham sido eliminadas
	e só sobraram alternativas não-razoáveis, como a de que a 3Com
	forneceu placas de rede com endereços MAC repetidos.

	André