[GTER] Autonomous System x VPN

Juliao Braga juliao at braga.eti.br
Fri May 18 19:55:19 -03 2007

Prezados,

O desenho abaixo é possível de ser feito, graças a nossa capacidade de
abstração. Incluíndo o próprio desenho ...

É um cenário para o qual gostaria de fazer uma pergunta. Antes dela, favor
considerar:

1. Há vários Pontos Is
2. Há vários Pontos IIs, com ASN válidos.
3. As VPNs (ou túneis quaisquer), sempre serão feitos para todos os Pontos
Is e de vários Pontos do tipo II (mas somente de um Ponto II).
4. Não há PTTs próximos dos Pontos Is.
5. Concessionárias são os ISP de backbone, brasileiros. A pode ou não ser B
ou C.

Alguém poderia me responder se é possível estabelecer um AS (com ASN falso
ou verdadeiro), factível, nos Pontos As?

+------------------+
+------------------+ \
     +----+-----+             \
      |  Ponto I    |              \
     +----~-----+               \
             ;                            \
             ;                             \
             ;                     +----+-----+
             ; VPN            |  Internet    +--------------+
             ;                    +----+------+                       |
             ;                              \

     +---~------+                    \                                 |
      |  Ponto II  |                       \                               |
      | ASNxxx  |                         \                             |

       |                                           |     +

| Consessionária B  |         |  Consessionária C |        |