[GTER] Cisco 3600 series

Bruno Camargo mustardahc at gmail.com
Wed May 16 11:40:17 -03 2007

Primeiro vc cria uma police genérica, usando por exemplo o mls qos
aggregate.

algo como:

mls qos aggregate 512k 512000 96000 96000 conform-action transmit
exceed-action drop

Aqui vc determinou a banda disponível (512k e os buffers (96k e 96k). A
conform-action é a ação que o roteador/switch vai tomar enquanto o tráfego
não exceder o burst máximo. Aqui podemos simplesmente transmitir ou marcar o
campo TOS / DSCP dos pacotes, entre N opções. O exceed-action seria a ação
tomada no caso de o limíte ser ultrapassado.

Depois vc cria a policy:

policy-map LAN
 class class-default
   police aggregate 512k

E por último aplica a police na vlan do cliente:

int vlan 100
 service-policy input LAN

Neste caso estamos limitando a admissão de tráfego deste cliente em 512k.

Essa é apenas uma simples config, dentre centenas de opções para aplicar
QoS. Alias nem podemos chamar isso de QoS. Está mais para MIR (maximum
interface rate).

Att,

Bruno Camargo
Redes Neovia

On 5/16/07, Cristiano R. Maciel <cristiano.maciel at inovatelecom.com.br>
wrote:

> Sim, nesse caso vc estaria limitando o download para essa classe
> Internet->Rede
>
> como o bruno disse, com o uso de QoS e Policies eu sei que dá para setar
> algumas coisas mais legais como, tráfego máximo e mínimo e esse tipo de
> coisa.
>
> mas ainda não mexi, sou muito mirim no IOS ainda :)
>
> Alguém aí poderia explicar mais ou menos como fazer isto utilizando
> policies?
>
> Abraços,
>
> Cristiano

> upload.