[GTER] Estudo para implementação de rede wireless

Ronaldo Vasconcellos ronaldo at cais.rnp.br
Thu May 10 17:20:34 -03 2007

Creio que Netstumbler e Kismet estejam mais para ferramentas de auditoria,
nao analisadores de espectro. Para este tipo de informacao sobre o uso do
espectro 2.4GHz voce pode usar Wi-Spy:

http://www.metageek.net/Products/Wi-Spy

Custa $200. Era mais barato ($100), mas ainda e' barato perto de outras
opcoes. Se nao me engano ha' uma integracao com Kismet em andamento
(disponivel nos nightly builds), mas nao acho que chegue neste nivel de
detalhes ("assinatura" de um telefone sem fio). Fiz uma analise rapida do
dongle, disponivel em:

http://brainsniffer.blogspot.com/2007/03/metageek-wi-spy-um-analisador-de.html

Utilitarios linux:

http://www.kismetwireless.net/wispy.shtml

Soube que ha' uma versao "dual band" em andamento, 2.4GHz e 5GHz
(802.11a), mas faz tanto tempo que nao sei se isto vai realmente ser
lancado.

Ronaldo