[GTER] Controle de banda variável

Rafael Possamai rafaelpossa at gmail.com
Wed May 9 14:40:48 -03 2007

Não sei se é 100% isso que precisas, mas com CBQ num servidor linux tem como
fazer o que você quer de uma maneira simples, só não me lembro se há como
limitar essa banda adicional em 512kbits.
Mas o  esquema é assim, vc deve saber, cada usuário tem sua banda definida e
pode emprestar ou não caso estiver com folga(tem uma linha que define), aí
você seta esses parâmetros nas regras.

BOUNDED=yes/no se setado para yes o usuário estará limitado mesmo que o link
esteja com folga.

ISOLATED=yes/no se setado para yes indica que o cliente não poderá emprestar
banda pra ninguém.

Mas acho que com a solução anterior(ipfw pipe) seja mais prático.

Rafael