[GTER] QoS CISCO com MPLS

Shine eshine at gmail.com
Tue May 8 16:21:09 -03 2007

Não entendi muito bem a proposição... vc poderia fazer isso de diversas
formas, dependendo da amarração.

Vc pode ter um QoS baseado na sua contratação de serviço FR. Vc poderia
mapear o seu queuing e o discard de acordo com essas premissas, por exemplo
colocar o queuing favorecendo os seus gold dentro da faixa de CIR permitida
e mapeando um discard maior para os passantes q iriam para o PIR. O q vc
pode ver é q essa caso vc já aplica a policy na interface. Entenda q isso
não necessariamente é um QoS fim-a-fim e q vc pode ter problemas no
delivery, principalmente na parte de tráfego EF onde vc precisaria ter uma
latência mais constante.
Existe uma outra forma, onde vc marca os pacotes e tem um tratamento PHB. Ou
seja, vc aplica a policy não somente na interface, mas como todos os nós da
rede fim-a-fim entendem e priorizam de acordo com as suas premissas de
marcação. Pelo q conheço de serviços de rede em SP, as operadoras adotam um
modelo de marcação, onde ela  dá os padrões de marcação e prioriza de
acordo. Pelo q me lembro uma delas dava 4 níveis combinados de queueing e
discard. Mas é algo contratado.

sd,
Edgar