[GTER] Zabbix X Nagios

Marcos Machado listas at istf.com.br
Tue May 8 13:14:51 -03 2007

Diogo,

O Nagios possui mais plug-ins para testes de aplicações específicas. E
mesmo o que não existe é facilmente programável. Isso só é alcançado no
Zabbix através das cláusulas "custom" que devem estar presentes na
configuração de cada agente, o que é chato de gerenciar.

O ponto forte do Zabbix, na minha opinião, é a forma como você programa
os triggers. Por exemplo, você pode ativar uma notificação apenas se o
processamento médio de um cluster de servidores ficar, pela terceira vez
seguida, acima de um determinado valor.

Isso ajuda muito, inclusive, na ativação de notificações condicionais,
onde a falha de um ativo provoca a queda aparente de vários outros.

Um outro ponto em que o Zabbix leva meu voto é a configuração de SLA.
Você especifica qual o SLA esperado de um conjunto de ativos e aciona
notificações apenas se o SLA estiver ameaçado, e não em um problema isolado.

Um abraço,
Marcos Machado