[GTER] RES: Dúvida - Duas operadoras

Andre Antunes Rodrigues andre.antunes at cpm.com.br
Wed Mar 28 08:57:59 -03 2007

A primeira, melhor e talvez utópica opção seria você pleitear seu próprio AS e bloco de IPs (sinceramente não sei como está hj em dia o processo para obter um, os colegas de lista podem dar essas luz).

A segunda, porém muito difícil, senão impossível nos dias atuais, seria fazer um BGP privado com ambas as operadoras e fazer com que uma aceite os prefixos da outra sem repassá-los para a internet (e devolvendo o tráfego "colega" através de um peering entre elas).
Eu já consegui implementar isso entre duas operadoras (lógico que não eram Embratel nem Telefonica...), porém foi uma exceção devido ao bom relacionamento entre duas, além de um peering exclusivo entre elas.

Fora isso, a "tecnologia" mais acessível para este tipo de problema seria o linkproof.

Não sei se existem outras tecnologias como o linkproof atualmente...

[]'s