[GTER] Multilink - fastethernet

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Tue Mar 27 09:53:19 -03 2007

Há diversos clientes da Embratel no país que já passaram por upgrades
para Ethernet sem esses custos... como há vários nesta lista, espero
que em PVT eles possam se apresentar e te passar designações de
circuito que possam te ajudar a negociar.

No campo técnico, veja que você pode balancear tráfego mesmo quando a
operadora não consegue fazer isso. Cada grupo de 6 ou 8 links seriais
balanceados por CEF ou MLPPP tem um bloco de endereços IP associado;
basta dividir os clientes entre eles ou por alocação estática ou por
DNAT com IP controlado, que o tráfego de retorno virá pelo grupo de
links apropriado.

Já para o tráfego de saída, você deve usar source routing ou
policy-routing para garantir que saia pelo grupo de links apropriados.
Isso sugere uma arquitetura onde haja uma máquina Linux ou BSD fazendo
a divisão entre os grupos de link, e um roteador com seriais para cada
um dos grupos de links. Assim os roteadores conseguem operar apenas
com roteamento baseado em IP destino maximizando sua performance.

Rubens