[GTER] Problema com VPN-IP

Luiz Antonio Fachin luiz at kees.com.br
Tue Mar 20 12:47:59 -03 2007


    Bruno, com umas dicas da Luana (lulyis at gmail.com) fiz alguns testes
com o ping mudando a origem (e depois de muita briga) descobri que a
telefônica tinha cadastrado a faixa da rede da intranet das filiais
diferente do que eu havia passado, por isso não estava conseguindo
"pingar de uma loja a outra".
    O ponto que não estava chegando ao ip wan remoto, depois de muitos
(muitos mesmo) telefonemas, o atendente da própria engenharia ip da
telefônica me passou que a LP ainda não estava configurada no backbone
deles, : ( e o mais engraçado é que eles começaram a cobrar pelos
serviços de VPN-IP a quase um mês, sem se quer ter configurado todos os
pontos de acesso no backbone ) ...  é a telefônica, ...  eu já tinha
ouvido falar do péssimo atendimento deles, mais isso realmente superou a
minha expectativa rs . ou a falta de expectativa.

    O problema foi pra gente de negócios, não quero pagar por um serviço
que nem estava disponível, se não resolver vai para o PROCOM !

Obrigado a Todos pela ajuda. (E desculpem minha falta de experiência com
este tipo de problema).

Att,
Luiz




Em Seg, 2007-03-19 às 10:11 -0300, Bruno Camargo escreveu:

> Luiz,
> 
> Coloque a tabela de roteamento dos teus roteadores aqui, parece
> estarem faltando as rotas estáticas das LANs de cada Filial.
> 
> Ou vc usa algum IGP ???
> 
> Att,
> 
> Bruno Camargo
> Redes Neovia
> 
> 
> On 3/16/07, Luiz Antonio Fachin <luiz at kees.com.br> wrote:
> 
>             Legal,  pessoal agradeço a atenção:
>             A situação é mais ou menos essa, espero conseguir
>         expressar . ;)
>             A rede da empresa no ponto concentrador é 10.1.1.x
>             A rede da filial em questão é 10.20.20.x
>             As lojas tem ip's 10.1.x.x, 10.20.x.x 2. ... 10.20.x.x (já
>         estava
>         assim .. eu queria utilizar classe c mais peguei a rede agora
>         e não
>         tenho tempo pra migrar todas as lojas . ;(  )
>         
>                     CONCENTRADOR: 
>           ip lan ethernet    -> 10.1.1.222
>           ip wan local         -> 200.x.x.90
>           ip wan remoto     -> 200.x.x.89
>         
>                             FILIAL33:
>           ip lan ethernet    -> 10.20.20.222
>           ip wan local         -> 200.x.x.90
>           ip wan remoto     -> 200.x.x.89
>         
>         
>         As demais filiais seguem o mesmo padrão. Tem uma questão ! do
>         meu
>         roteador eu pingo o ip wan remoto, contudo não consigo do meu
>         roteador 
>         da matriz pingar o o ip wan (local ou remoto) do meu roteador
>         da
>         filial . ? isso é normal  ? (seria como uma vpn com ipsec onde
>         eu não
>         pingo o ip dos gateways ? só pingo os ip's da rede lan ? ) ou
>         é um
>         indício que realmente tem algum problema de roteamento dentro
>         da rede 
>         (MPLS) da telefônica !?!
>         
>         
>         Obrigado.
>         
>         
>         
>         Luiz ..
>         
>         
>         
>         
>         Em Qui, 2007-03-15 às 12:11 -0300, Fernando Ulisses dos Santos
>         escreveu:
>         
>         > Luiz,
>         >
>         > Tenho um cliente em que ativei esse serviço de VPN da
>         Telefônica, sem 
>         > problemas.
>         >
>         > No meu cliente ele alugou os roteadores, o que precisei
>         fazer foi o seguinte:
>         > - Na matriz, no roteador de borda (Internet), adicionar uma
>         rota para a
>         > rede apontando para o IP do roteador local 
>         > - Na filial, apontar o gateway das máquinas para o IP do
>         roteador
>         > instalado (no caso, o cliente cancelou o link Internet da
>         filial)
>         >
>         > Precisei solicitar na Telefônica algumas alterações de
>         roteamento para 
>         > trafegar Internet sobre a VPN, mas depois disso funcionou.
>         >
>         > Técnicamente essa VPN nada mais é do que um frame-relay com
>         IP configurado.
>         >
>         > Você alugou os roteadores ou está fazendo a configuração?
>         Passe um pequeno 
>         > layout com os IPs e a estrutura se precisar de mais ajuda.
>         >
>         > --
>         > Fernando Ulisses dos Santos
>         > Blue Solutions - Soluções em TI
>         > 19-3551-3898 / 11-4062-9218
>         > fernando at bluesolutions.com.br
>         > Certificado Linux LPIC-1
>         >
>         > Luiz Antonio Fachin escreveu:
>         > > Bom dia, tem alguém da telefônica na lista. ? Estou com
>         problemas para
>         > > fazer funcionar uma vpn-ip contratada. 
>         > > São vários pontos e nos testes que fiz com 2 dos meus
>         roteadores (CE) os
>         > > mesmos não se alcançam !?!
>         > > A telefônica diz que o problema é com a configuração
>         dos meus
>         > > roteadores, contudo não aponta o erro, fica somente
>         nessa 
>         > > argumentação. : (
>         > >
>         > > Se alguém utiliza tal serviço ou se alguém pode me
>         ajudar me chame em
>         > > pv
>         > > ou aqui mesmo .
>         > >
>         > > Obrigado
>         > > AT+ 
>         > >
>         > > Luiz
>         > > --
>         > > gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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> 
> 
> -- 
> Bruno Camargo



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