[GTER] Ajuda - Urgente

Igor Giangrossi igiangrossi at yahoo.com
Fri Mar 9 12:46:32 -03 2007

Newton,

Uma das principais características de uma rede MPLS, e que muita gente se confunde, é a separação entre os planos de dados e de controle. Isto é feito da seguinte maneira:
- Plano de controle: utiliza os protocolos de sinalização de labels paara construir os caminhos (LSPs). Estes protocolos podem ser o LDP, que utiliza o mesmo caminho do IGP, ou RSVP-TE, que tem funcionalidades de Engenharia de Tráfego. Ambos utilizam a infraestrutura IP para sinalizar os labels entre os equipamentos (ou seja, é pré-requisito para uma rede MPLS ter conectividade IP para que os equipamentos possam trocar labels dinâmicamente).

- Plano de dados: utiliza os caminhos criados pelo plano de controle para encaminhar os pacotes atraves da rede, e não depende em nada do IP (o label MPLS é inserido antes do cabeçalho IP nos pacotes).

Para a rede IP, geralmente são utilizados OSPF ou ISIS, pois além de serem mais escaláveis, permitem a troca de informações de engenharia de tráfego através de extensões próprias. Mas caso não se utilize engenharia de tráfego, poderia se utilizar qualquer outro protocolo de roteamento (apesar de eu não conhecer nenhuma rede MPLS que não rode OSPF ou ISIS).

Tudo isso diz respeito à infra-estrutura da operadora, que fica totalmente separada das VPNs que rodam sobre a rede MPLS. No caso de VPNs de camada 3 (VPN IP), cada cliente troca rotas com a rede usando seu próprio protocolo de roteamento (geralmente RIP e BGP, ou também OSPF), e estas rotas ficam em tabelas separadas por VPN (VRF).
No caso de VPNs de camada 2 (VPWS/E-LINE ou VPLS/E-LAN), a rede MPLS provê um transporte diretamente em camada  2, não tendo visibilidade portanto da camada IP.

Espero ter ajudado.

[]s
Igor