[GTER] qos

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Fri Jun 29 10:59:04 -03 2007

Curioso..

DiffServ nao e' o rei, nao importa aonde ?
Eu venho de Bay/Nortel, e a enfase sempre foi em usar DiffServ mesmo na
lan, com uma 'fronteira' de acesso/core fazendo o remarking se
necessario, mas como o Edgar falou, dispositivos geralmente fazem
marking 'antes' de colocar no tubo
(e eu diria mais, Edgar, os VOIP que eu vi, ja faziam o DSCP de cara, o
802.1p nao, pois geralmente eles nao tinha 802.1Q habilitado, o que e'
necessario para o 802.1p, mesmo com null vlan tag ou algo assim, no
varejo de ATAs/IPphones para casa, isto e' bem mais comum no que eu vi)