[GTER] RES: FYI: LACNIC anuncia o iminente estogamento dos endereços IPv4

Pablo Neves pablo.neves at comdominio.com.br
Thu Jun 28 15:05:06 -03 2007

Fred
No caso da promoção, existiria a possibilidade do NIC dar um desconto na anuidade para os registros de domínio que já possuem servidores DNS respondendo IPv6?

Sinceramente acredito que algo assim já tenha sido proposto mas enfim, como incentivo muitas vezes quer dizer $$$diferencial$$$ imaginei a seguinte situação :

O cliente final sem experiência nenhuma de internet pede o registro de um domínio ao provedor que por sua vez registra em seus servidores DNS e no .br, porém se estes servidores estão configurados em V4/v6 então o Registro verifica a ocorrência e se realmente estão respondendo em v6 e emite o boleto com um desconto X.

Em um mercado super competitivo como o de provedores qualquer R$ faz diferença talvez para os pequenos a diferença pode não ser muito grande mas em escala acredito que sim e conseqüentemente estes começariam forçar os grandes players a disponibilizar o serviço em IPv6 e isso seria uma reação em cadeia.

O cliente final que conhece o registro.br seria melhor ainda, ele entra no site do registro e vê:  "Anuidade IPv4 R$30 Anuidade para servidores IPv6 R$X" ele nem sabe que diabos é IPv4 ou IPv6 mas ele vai querer pagar menos ou pelo menos a maioria deles acredito que vai, afinal quem não gostaria de pagar menos pelo mesmo serviço? Em seqüência ele iria procurar um provedor que pudesse oferecer o servidor em IPv6.

Claro que isso não resolveria um monte de problemas incluído o da educação a respeito do v6, mas se o cara já fez o DNS dele funcionar em IPv6 seja ele nativo/túnel ou sinal de fumaça ele já estudou um pouquinho IPv6 e ele verá que pode inovar no mercado (se é que isso é inovação) oferecendo a pagina hospedada também em v6 já que o mais difícil esta feito que é "se mexer" e aí novamente o aumento do trafego IPv6 seria expressivo e conseqüentemente existiria a pressão sobre as telcos para que estas ofereçam o serviço em V6 e melhorem a qualidade deste tipo de conexão fornecendo o serviço nativamente, e qual telco vai querer ficar atrás da outra, comercialmente falando isso seria um + na hora de uma negociação.

Por outro lado vamos dizer que em médio ou curto prazo tenha dado tudo super certo desta ou de outra maneira, ai teríamos um problema da regionalização do suporte v6, e o que adianta o Brasil todo falar v6 se o resto do mundo não?

Seria possível os RIRs apoiarem algo assim?

Bom essa historia deu e ainda vai dar muito pano pra manga.

 []´s
Pablo Neves