[GTER] qos

Edson Moura emoura10 at yahoo.com.br
Wed Jun 27 10:20:41 -03 2007

Aproveitando o tema em questão, há necessidade de priorizar o tráfego na Lan, sendo que o gargalo está sempre na WAN?

  Ou dependendo do tipo de tráfego/ou aplicação que rode dentro da Lan, pode afetar aplicação que precisam de maior prioridade?

  []s,

Hades <hades.himself at gmail.com> escreveu:
  Tens razão André. Esse exemplo eu copiei de uma priorização de RTP para
VoIP. Não é bom mesmo deixar essas filas de prioridade absolutas com muita
banda, ainda mais em um range muito grande portas como muitos fazem (para
VoIP, por exemplo). O "bandwidth" é o adequado para aplicações em geral. Nas
versões mais novas do IOS existe um match específico para RTP que nem
precisa de ACLs.

Vale ressaltar que o tráfego excedente vai cair na classe default. Dando
"show policy..." na CLI dá para ver se os pacotes estão sendo pegos e
aplicados, se a banda reservada está sendo ultrapassada, etc. É bem completo
o relatório.

Ah, e também dá para fazer policiamento de ingress, o que pode ser útil para
conformação de tráfego.

Abraço,
Hades