[GTER] FYI: LACNIC anuncia o iminente estogamento dos endereços IPv4

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Jun 26 16:49:59 -03 2007

On Tue, 26 Jun 2007, Luiz Otavio Souza wrote:

> Tunel não vale porque eu continuo precisando do IPv4 (que é uma especie
> ameaçada de extinção).

aa idéia da transição passa por várias fases, começando por um mar de IPv4
com ilhas de IPv6, que é a situação atual, com túneis entre as ilhas (e
que diferença faz túnel ip/ip e um encapsulamento mpls, por exemplo).
depois com as ilhas crescendo e coalescendo (i.e. passando de túneis para
conexões nativas o cenário passará a ser um mar de IPv6 com ilhas de IPv4,
onde de novo os túneis, agora de 4 sobre 6, terão papel importante para
manter a conectividade, eventualmente as ilhas de v4 podem se transformar
em v6. é uma boa estratégia, se não for a única.

(a outra estratégia fica reservada para a noite do dia 1o. de abril de
2010, quando todo o mundo deverá mudar para v6 ao mesmo tempo)

> Como, configurando um IPv6 no meu servidor, vou atender a internet
> rodando em IPv4 ?

já ouviu falar em NAT?

> Pelo que você mostrou (RFC 4291, tópico 2.5.5) isso esta _previsto_, mas
> funciona ? não ? por que ?

funciona e bem. as aplicações mais recentes todas tratam v4 como um caso
particular do v6 e há roteadores que convertem tomaticamente uns em
outros. não há motivo para pânico ou desespero.

> Não quero reinventar a roda, mas da minha humilde ignorancia, me
> pareceria mais simples se os endereços ipv6 fossem uma extensão do ipv4,

e é exatamente o que é, só que com mais bits e algumas cositas mas, muitas
delas 'backported' para o v4, como ipsec. as camadas de cima (tcp, udp,
etc.) ficam exatamente como estão.

> assim na minha próxima requisição de classe para a tele, eu poderia
> receber um endereço ipv6, totalmente compatível com os endereços já em
> utilização e assim a migração, poderia acontecer de maneira
> imperceptivel para a maioria dos usuários (alias não haveria qualquer
> migração, apenas uma expansão dos endereço úteis).

se voce quer endereços do mesmo tamanho, não dá. esses estão acabando.