[GTER] FYI: LACNIC anuncia o iminente estogamento dos endereços IPv4

Luiz Otavio Souza luiz at visualconnect.com.br
Tue Jun 26 13:53:58 -03 2007

Frederico A C Neves escreveu:

> Hoje temos 4 destes intervalos, dois são dos originas que você cita, e
> eu tento explicar ai abaixo, e os outros dois são dos atuais
> mecanismos de túneis automáticos.
>
> IPv4 compatible (::a.b.c.d) é "deprecated" pois não é mais considerado
> como mecanismo da transição. Os "novos" protocolos para tuneis
> automáticos (6to4 e teredo) usam outras formas de endereçamento
> (2002::/16 e 2001:0000::/32 respectivamente).
>
> IPv4 mapped (::ffff:a.b.c.d) é utilizado para que seja possível que
> aplicações em sistemas dual-stack sejam escritas com o uso de um único
> [...]
Fred,

Uma coisa é questionar o ipv6 outra coisa é critica-lo.

Tenho pouco ou nenhum conhecimento do ipv6, mas o pouco que vi
funcionando não trouxe nenhuma luz sobre a questao da interoperabilidade.

Tunel não vale porque eu continuo precisando do IPv4 (que é uma especie
ameaçada de extinção).

Como, configurando um IPv6 no meu servidor, vou atender a internet
rodando em IPv4 ?

Pelo que você mostrou (RFC 4291, tópico 2.5.5) isso esta _previsto_, mas
funciona ? não ? por que ?

Não quero reinventar a roda, mas da minha humilde ignorancia, me
pareceria mais simples se os endereços ipv6 fossem uma extensão do ipv4,
assim na minha próxima requisição de classe para a tele, eu poderia
receber um endereço ipv6, totalmente compatível com os endereços já em
utilização e assim a migração, poderia acontecer de maneira
imperceptivel para a maioria dos usuários (alias não haveria qualquer
migração, apenas uma expansão dos endereço úteis).

[]'s
Luiz