[GTER] qos

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Tue Jun 26 12:38:03 -03 2007

Oi,

A não ser que a aplicação seja real-time, com requisitos estrigentes de
latência e variação de latência (jitter), como voz e vídeo interativo, não
precisa usar a priority queue. Normalmente aplicações com estes requisitos
são implementadas em protocolos não orientados à conexão, o que não é o caso
do TCP.

Substituir o comando priority por bandwidth deve atender sem problemas e é
até recomendado.

A Priority Queue (PQ) da Low Latency Queue (LLQ) tem um policer associado,
evitando que a PQ consuma todo o tempo do scheduler é limitar a banda no
valor configurado quando há tráfego nas outras filas. Assim, um dos efeitos
colaterais da implementação da Priority Queue, que era deixar as outras
filas a ver navios, é evitado.

Meus R$ .02

Um abraço, Gustavo Albuquerque