[GTER] FYI: LACNIC anuncia o iminente estogamento dos endereços IPv4

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Sat Jun 23 10:33:56 -03 2007

Nadal,

On Fri, Jun 22, 2007 at 03:25:37PM -0300, Anderson Nadal wrote:

> Boa pergunta.
> Pelo que sei no Brasil quem fornece ipv6 é somente a RNP, não conheco
> nenhuma outra operadora que forneca isso.

Hoje a RNP fornece transito e endereçamento v6 de produção para seus
clientes. No passado, eles foram a perna do 6Bone no Brasil, e nesta
época sim eles efetuavam alocação de endereços (3ffe::/16) para isto,
este projeto já terminou totalmente em 6/6/06 (rfc3701).

Alocações de endereços de produção são efetuadas pelo Registry
local. Historicamente o Registro.br só alocava endereçamento v4, e
muito em breve também alocará diretamente para redes brasileiras ASNs
e v6 em função de um acordo assinado com o LACNIC que está em fase
final de implementação.

Fred