[GTER] RES: RES: Confirmado traffic shaping no Virtua

Rafael Possamai rafaelpossa at gmail.com
Fri Jun 22 14:13:24 -03 2007

o p2p não é o maior problema de todos... daqui a pouco o tráfego de VOIP vai
aumentar e vão regular ele tambem...as teles querem ganhar o máximo possível
com o menor investimento possível...

pra efeito de comparação, tem datacenter nos EUA que sozinho tem 40gbits de
conectividade com só 6000 máquinas... mesmo lá sendo mais barato no geral,
gbit não é tanto menos assim. então o problema creio eu seja as teles
pararem de abusar do pessoal que utiliza seus serviços e começar a investir
um pouco... só que sem a anatel/governo pressionando isso fica difícil, tem
um órgão desses que custa uma grana pra se manter por ano e não tomaram
nenhuma atitude ainda... se for fazer o custo/benefício, a área da saúde
deve estar melhor.

outra coisa, uma reação dos clientes seria legal também, quem tem 8mb e sabe
disso, baixe para 2mbits ou 600kbits... é uma maneira de protesto. desde que
contratei adsl só mudei de plano 1 vez(+100kbits) pq no contrato iriam
manter o preço até próxima mudança, e faz anos e anos isso. em comparação já
devem ter ligado pra mim umas 300 vezes oferecendo aquelas promoções gato
por lebre. é sério o negócio. outra coisa, como não gosto de dar meu
dinheiro pra picaretas assim como a maioria, consegui arrancar dos caras da
BRT um desconto... tou pagando 50 reais por mes por adsl400kbits. ou seja,
tou pagando o mínimo possível e mais do que isso os caras não levam.

uma maneira de atrapalhar a vida dos caras, assim como atrapalham a nossa, é
manter a sua conexão no limite sempre que possível, aí obriga os caras a
tomarem uma atitude mais cedo ou mais tarde...

bom, é isso, resumindo: não dá pra esperar pelo governo...