[GTER] RES: Confirmado traffic shaping no Virtua

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Thu Jun 21 00:55:01 -03 2007

Não sou advogado e isto não é conselho legal, estamos apenas
discutindo de maneira informal. Não tome qualquer ação baseada nesta
discussão sem antes consultar um advogado.

Ressalto que a consulta a um advogado é muito importante, se o mesmo
não chegar a uma conclusão por conta própria dificilmente ele
conseguirá te defender com sucesso quando precisar dele.

Pelo meu entendimento se um tráfego é ilegal você não é obrigado a
transportar. Você me perguntaria quais as bases legais para esta
conclusão. Como disse não sou advogado apenas "tento" prestar atenção
nas palavras deles para "tentar" compreender o que eles querem dizer.

Atualmente, a maioria do tráfego P2P é ilegal.

Sob meu ponto de vista, faz parte da responsabilidade moral de um
provedor, com os recursos que tiver disponíveis, tentar identificar e
bloquear tráfego "claramente ilegal".

Alguns que não dêem importância à moral dirão que este tipo de
responsabilidade é bobagem. Que seja, mas são nos grandes vazios
morais que alguns moralistas conseguem espaço para promover medidas
draconianas.

Partindo para o aspecto prático outros dirão que controlar TODO o
tráfego ilegal é maluquice, visto o tempo e a complexidade envolvida.
Realmente é muito complicado, especialmente quando não é controlado
logo no ínicio e se dissemina, mas tendo a "acreditar" que a regra de
Pareto se repete no P2P:
apenas alguns arquivos e origens seriam responsáveis por grande parte
do tráfego P2P.

Para ter um impacto significativo o importante não é filtrar tudo, mas
saber no que se focar.

Não quero entrar muito na definição do que seja claramente ilegal, mas
um filme de Holywood que ainda está no cinema, tem grande chance de
ser um arquivo claramente ilegal. E provavelmente também será um
grande tráfego P2P, por ser recente.

Existem também situações onde determinado servidor, normalmente no
exterior, é dedicado a atividades principalmente ilegais e por isso
gera muito tráfego. Primeiro faça uma denúncia informal para o
provedor do mesmo.
Se não resolver, como você não é proprietário de direitos autorais
nenhum, nem recomendo que se associe a eles se não quiser se tornar
refém dos mesmos, faça uma denúncia aos orgãos competentes que "chegou
ao seu conhecimento através da mídia (um site qualquer) a existência
de uma site/servidor com diversas atividades ilegais".
Depois, de posse da denúncia, peça para um juiz  "com o objetivo de
salvaguardar os seus usuários, autorização para bloquear o referido
servidor enquanto o processo é investigado"

Existem outras soluções e esta sozinha não resolverá o problema,
especialmente com o esperado aumento do tráfego P2P legalizado. Mas,
considerando o aspecto moral e não importando quanto de banda se dê
para os entusiastas de P2P que eles se adaptarão para abusar tudo,
esta é uma das melhores soluções.

Agora o lado ruim. Tudo funciona bem enquanto você está no comando,
mas quando descobrirem que está filtrando tráfego logo chuverão
liminares pedindo bloqueios. Estes bloqueios extras podem tomar todos
seus recursos e você considerará alguns deles imorais.

Por isso tome o seguintes cuidados:

- Seja low profile.
Não deixe seu usuário comum saber que você está filtrando tráfego,
faça-o pensar que é o destino dele que está com problema. Exemplo:
deixe ele acessar a página principal de um site famoso, mas faça que a
pesquisa nunca retorne resultado.

- NUNCA desenvolva uma solução in house.
Compre uma caixa preta, especificada por você e fabricada no exterior
(para não existir vendedor, candidato a testemunha, que diga que ela
faz tudo e mais um pouco.)

Se alguém te pedir algo extra você poderá responder com razão: os
filtros são atualizados pelo fabricante eu só consigo excluir, que eu
saiba ela suporta apenas dez filtros, não guarda log.

Se alguém quiser te obrigar a usar, seu advogado pode, pelo fato de
nenhum produto ser perfeito, tornar os defeitos (falsos positivos,
lentidão, falhas, travamentos) tão horripilantes que você não precise
usar.

Agora, se você desenvolve um produto destes internamente:
"incompetência" não será considerada desculpa e nem quero imaginar o
que será forçado a fazer e quando custará esta brincadeira.

Depois falo dos pacotes/conexões pois já falei muito hoje.