[GTER] Confirmado traffic shaping no Virtua

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Wed Jun 20 20:33:20 -03 2007

Não sou advogado e isto não é conselho legal, estamos apenas
discutindo de maneira informal. Não tome qualquer ação baseada nesta
discussão sem antes consultar um advogado.

Pelo que você descreveu determinada operadora X garante, em sua rede
interna, 10% da velocidade contratada, se o usuário contrasse 2Mb, a
não ser que houvesse excedido alguma cláusula referente a cotas, ele
teria garantia de 200Kb, se 4Mb 400Kb, e assim por diante.

Como foi dito esta garantia estaria na rede interna, ou seja, fatores
externos ao controle da operadora X poderiam limitar a velocidade a
valores inferiores ao mínimo. Mas se a operadora X intencionalmente
limita a velocidade de determinados usuários à valores inferiores ao
mínimo ela não estaria em acordo com o descrito, pois X agiu
intencionalmente sobre um ativo que tinha controle.

E digo mais, segundo a mesma idéia, ela não poderia argumentar que a
velocidade está inferior ao mínimo porque a sua capacidade total de
internet contratada das operadoras Y e Z está no limite máximo. Pois a
não ser que não haja oferta no mercado ela tem controle da capacidade
que contrata das operadoras Y e Z, podendo portanto ser cobrada em
relação a este aspecto.

Ela poderia argumentar que Y e W não tem capacidade suficiente, por
isso a velocidade para W é ruim, mas não que sua capacidade contratada
de Y e Z estaria no limite. Mas se alguém, no mesmo momento, conversa
de Y para W com boa velocidade ela teria que arrumar outra
argumentação.

Não estou aqui dizendo que não hajam outros motivos para fazer
shapping de tráfego P2P, podem até haver, mas, diante das situações
relatadas, este limite de 10% na rede interna conjugado com a
dependência de terceiros, não me parece ser uma justificativa válida.