[GTER] ~

Luiz Otavio Souza luiz at visualconnect.com.br
Tue Jun 19 18:51:19 -03 2007

Lao DanTong escreveu:

> existe transferencia de energia para curtas distâncias por efeito tesla,
> mas não sei se existe algum dispositivo comercial para isso.
>
> feixes de microondas podem ser usados para transmitir energia, mas ninguém
> de bom senso permitiria uma coisa dessas.
>
> dispositivos de baixíssima potência (certamente não uma câmera) como os
> e-tags são, na prática, alimentados pelo campo externo.
>
> será que ele não se referia a power over ethernet? isso existe há um bom
> tempo e consiste em entoxar 48V nos fios não usados do UTP.

> [...]
Lao,

Isso beira ficção cientifica, mas... o tal Sr. Tesla transmitia energia
sem fio em ~1890...

O problema com o Tesla é que ele era um megalomaniaco, depois dos
primeiros testes (no qual ele afirma sucesso e eficiencia de 90% na
transmissão de energia sem fio), ele buscou financiamento com um
investidor da época (J.P. Morgan) e começou a construir uma usina
elétrica sem fios de 10 milhões hp (medida comum na época). A torre
usada para transmissão tinha 80 metros de altura e uma bola de aluminio
na ponta (pesando várias toneladas).

Quando J. P. Morgan descobriu que Tesla não tinha como cobrar pela
energia de sua usina (ou mesmo saber quem a usava), todos os
investimentos foram suspensos. Tesla precisou vender vários equipamentos
para sobreviver nesse tempo (veja o filme "o grande truque"). No fim sua
torre foi derrubada na primeira guerra mundial pois o governo norte
americano alegava que ela podia ser vista a uma longa distancia e
poderia ser utilizada para navegação nos ataques aereos.

Tesla nunca mais conseguiu reconstruir sua "usina".

Tesla, embora desconhecido aqui, foi o responsável pela invenção do
rádio (as patentes foram revertidas para o tesla recentemente e não mais
o marconi - que trabalhou com tesla), energia ac, motores polifasicos,
lampadas fluorescentes (que acendem facilmente com rf e com a energia
sem fio de tesla), etc...

Ainda hoje é de Tesla o recorde artificial de raios (algo em torno de 46
metros), que Tesla conseguiu logo antes de derreter o gerador da usina
em colorado springs (que ele mesmo havia projetado e instalado).

O sistema de Tesla embora pareça funcionar (os testes modernos com
microondas mostram isso) era extramente complexo e operava com
altissimas tensões o que acredito mantém muita gente longe da tecnologia.

Tecnologia nova ? sim com certeza... :)

Na Wikipedia (não me recordo aonde) há links sobre um dos estudos
recentes com microondas aonde foi possivel transferir 10.000W de energia
sem fio (com magnetron de fornos... super pratico e sem riscos... hehehe).

Abraços e desculpem pela empolgação,
Luiz