[GTER] "PoE" via Wireless

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Tue Jun 19 16:50:12 -03 2007

Lao DanTong wrote:

> existe transferencia de energia para curtas distâncias por efeito tesla,
> mas não sei se existe algum dispositivo comercial para isso.

Recentemente foi feita uma demonstração de alimentação cordless com
energia o bastante para acender uma lampada incandescente de 60W.  A
distancia não era muita, acho que uns 2 metros, mas o objetivo era
mostrar a prova do conceito, baseado em indução sintonizada.  Nao, não
tenho URL.  Foi visto na TV.  NatGeo, se não me engano.  Pelo que pude
ler no Wikipedia, parece ser o "Evanescent wave coupling":

http://en.wikipedia.org/wiki/Wireless_energy_transfer

Nessa página tambem achei esta referencia:

http://www.powercastco.com/index.php?page=products

Ou seja, existe algum maluco tentando vender produtos com essa
tecnologia, mas ainda não parece haver nada pronto para vender.

Ah, acabei de achar um referencia no WikiPedia sobre a experiencia que
eu vi na TV:

http://en.wikipedia.org/wiki/WiTricity

"The MIT researchers successfully demonstrated the ability to power a 60
watt <http://en.wikipedia.org/wiki/Watt> light bulb from a power source
that was 2 meters (7 ft) away at roughly 40% efficiency. They used two
copper coils, 60 centimeters (24 in) in diameter
<http://en.wikipedia.org/wiki/Diameter>, designed to resonate together
at 10 MHz <http://en.wikipedia.org/wiki/Megahertz>. One was connected
inductively to a power source, the other to a bulb. The setup powered
the bulb on, even when the coils were not in line of sight. Aristeidis
Karalis says that "the usual non-resonant magnetic induction
<http://en.wikipedia.org/wiki/Electromagnetic_induction> would be almost
1 million times less efficient in this particular system".^[2]
<http://en.wikipedia.org/wiki/WiTricity#_note-MIT_experiment_news>"
^

> feixes de microondas podem ser usados para transmitir energia, mas ninguém
> de bom senso permitiria uma coisa dessas.
>
> dispositivos de baixíssima potência (certamente não uma câmera) como os
> e-tags são, na prática, alimentados pelo campo externo.
>
> será que ele não se referia a power over ethernet? isso existe há um bom
> tempo e consiste em entoxar 48V nos fios não usados do UTP.

Eu sei de cameras wireless (mas com alimentação local) e PoE com fio,
mas PoE sem fio, se não for pegadinha, é novidade.