[GTER] repetidora wireless alimentada por energia solar.

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Mon Jun 18 09:48:06 -03 2007

On Mon, 18 Jun 2007, Itamar Reis Peixoto wrote:

> alguns paineis solares totalizando capacidade total de 60 watt's

calcule 1 metro quadrado para cada 100W, um único painel ou dois menores
já te garantirão os 60W. mas note que isto é pouco para tocar dois APs,
lembre-se de que voce precisa de bastante energia para alimentar a bateria
e compensar as perdas.

> 1 bateria 60 Ah (12v) - vulgarmente conhecida como bateria de carro

não gosto disso. prefiro baterias tipo deep-load de 500AH para mais. se
voce ficar alguns dias com muita nuvem pode ficar sem energia.

> 2 linksys wrt54g (na fonte do bixo ta escrito 12volts,1 ampere)

esse cara não é muito adequado para uso outdoor. cuidado com os limites de
temperatura de operação. prefira algo mais robuto de preferência
alimentado diretamente pelo cabo de rede (power-over-ethernet)

> cada linksys consome 12 watt, juntando os 2 vai dar 24 watt, estou correto ?

sim, mas aí a porca torce o rabo. com painel de 60W (essa especificação é
para pico, com sol a pino) voce praticamente não tem margens. na média do
dia os 60 mal darão 20.

> posso ligar o linksys direto na bateria ou ele vai tostar se eu fizer isto ?

em princípio, pode, mas é melhor fazer isso através de estabilizador ou
conversor dc/dc com proteção contra surges.

finalmente não se esqueça da limpeza periódica do painel, pelo menos a
cada 6 meses.