[GTER] Duvida (Fibra)

Elias Andrade esan_br at yahoo.com.br
Mon Jun 11 16:59:11 -03 2007

Pessoal,

Tenho uma fibra interligando dois pontos (dados). Ambos  tem um "Ethernet Media Converter". Os dois pontos estao lincados e funcionando tranquilo (Rede).

Ateh semana passada havia um cabo de telefonia também, que passava na mesma tubulacao da fibra, ligando esses dois pontos. A questao eh que esse cabo acabou se rompendo.

Pois bem, a duvida eh a seguinte: Eu poderia pegar um par do cabo de rede de ambos os lados (exemplo: O Branco Marrom e o Marrom) e separa-lo para telefonia? Funcionaria normalmente ou a fibra/Ethernet Converter nao permitiria isso?

Pergunto isso porque ja utilizei o cabo de rede de dados separando o ultimo par para telefonia e funcionou normalmente (mas era cabo de rede direto, sem nenhum conversor). O que eu gostaria de fazer era uma solucao temporaria, utilizando a fibra que estao funcionandon normalmente, ateh ser passado o cabo de telefonia novamente.

Agradeço desde já qualquer informação.

[ ]'s
Elias Andrade
Certificado Conectiva | linux user 229468
Projeto Monesa: http://monesa.sf.net