[GTER] Geolocalização por IP

Denis Albuquerque denisalbuquerque at gmail.com
Wed Jun 6 01:17:46 -03 2007

Roberto,

acredito que na questão levantada por você, realmente é utilizado um
banco de dados que relaciona endereço IP com geolocalização. Quanto
esta questão, veja as ferramentas:
- Netgeo (descontinuada), The Internet Geographic Database [1];
- ip2location (comercial) [2];
- hostip [3];
- GeoIP [4];

Estes são só alguns exemplos, basca procurar na net pelos termos chaves.

Mas este tema desperta diversas pesquisas pois a localização
geográfica dos usuários abre possibilidades interessantes para novas
aplicações... basta pensar no google maps para vislumbrar diversas
possibilidades.

O problema central é que não existe correspondências entre endereços
IPs e sua localização geográfica. Para resolução deste problema,
existem duas abordagens:

- Geolocalização Discreta
"abordagem empírica baseada na observação que nós que compartilham
atrasos semelhantes em relação a outros nós fixos na rede tendem a
estar próximos uns dos outros geograficamente" [5]

- Geolocalização Continua
"utiliza-se um conjunto de nós de referências, que possuem localização
geográfica bem conhecida, para estimar a localiźação de outros nós na
internet" [5]. Neste caso, pode-se utilizar técnicas de multilateração
(como as técnicas de triangulação de sistemas celulares)

Se quiser aprofundar, sugiro a leitura do artigo "An Investigation of
Geographic Mapping Techniques for Internet Hosts" [6]

Estou bem desatualizado sobre o assunto, se alguem tiver novidades...
seria bacana saber.

--
Denis Albuquerque
SERPRO/DF

[1] http://www.caida.org/tools/utilities/netgeo/
[2] http://www.ip2location.com/?AfID=23224
[3] http://www.hostip.info/
[4] http://www.maxmind.com/app/ip-locate
[5] http://research.microsoft.com/~padmanab/papers/sigcomm2001.pdf
[6] Artur Ziviani e Otto Carlos - Metrologia na Internet - SBRC 2004