[GTER] Teste de link com Internet para aceitação: dúvida trivial

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Mon Jun 4 22:12:09 -03 2007

Pessoal,

     Agradeço, novamente, a todos que enviaram suas idéias. Certamente
me ajudaram muito. Consegui fazer o teste, usando um servidor de FTP
dentro da operadora e obtive bons resultados, melhores até do que eu
esperava.

     Basicamente tenho gráficos de +-24 horas, usando FTP para enviar
e receber, simultaneamente, arquivos do servidor dentro da operadora.
Para 'abrandar' o comportamento do TCP, usei um wget com banda
limitada para o download e um script de controle de banda, usando tc,
para controlar o upload e alocar banda para os ACKs. Esse script pode
ser visto em http://lartc.org/howto/lartc.cookbook.ultimate-tc.html.

     Fiz ajustes para aumentar a banda e fui 'regulando' até conseguir
um equilíbrio entre up/down. O valor para o wget (- -limit-rate )
ficou em 468Kbytes/s e o UPLINK usado no script ficou em
4600(kbits/s). A propósito, a parte que controla o INGRESS eu não
usei. O tráfego no canal ficou ( com pequenas oscilações ) em torno de
4096 kbits/s ( 512KBytes/s ) nos dois sentidos, o que eu considerei
como muito bom.

     Durante estes testes, segundo informações da operadora, não houve
registro de erros de CRC nas interfaces do roteador, o que indica que
aquele problema havia sido resolvido.

     Além destes testes, fiz outros, usando o Iperf, nos dois
sentidos, simultaneamente, só que com UDP. O resultado foi bastante
parecido, no entanto, nesse caso, não houve necessidade do controle de
banda, como sugerido aqui.

     Os testes continuam e, até o momento, ainda não houve degradação
do link. Apenas para informação, o limite de banda fornecido pela tele
está sendo feito nas duas interfaces do roteador que fica na empresa.

     Uma vez mais, obrigado a todos pela ajuda.

Cássio