[GTER] RES: BGP.

Pedro Vinicius pedrovinicius.listas at gmail.com
Sun Jun 3 13:57:21 -03 2007

Gilberto,

Na verdade, como o Eduardo falou:  não existe balanceamento definitivo,
o que pode ser feito é manipular alguns atributos do BGP,  que
influenciam a escolha da melhor rota.

Um destes atributos é o AS_PATH, o menor AS_PATH  ganha .

Então você pode fazer um prepend, que consiste em aumentar o AS_PATH
para determinada rota,  para operadora que vc tem o menor link.

Um exemplo de prepend seria transformar o AS_PATH 64512  65535  para
64512 64512 65535.  Neste exemplo vc aumentou em uma unidade o número do
AS_PATH. Se eu não estiver enganado vc pode repetir o seu ASN quantas
vezes quiser para aumentar ainda mais o AS_PATH .

Um outro atributo verificado para escolha de melhor rota é o 'uptime' do
BGP, o maior 'uptime' tem preferência.

Vc pode verificar o 'uptime' do BGP no zebra com o comando: 'show ip bgp
summary' e se a conexão com a operadora de menor link estiver com o
maior tempo, vc pode 'derrubar' esta conexão com o comando 'clear ip bgp
<ASN>', assim a operadora que vc tem maior link ficará com o maior
'uptime' .

[]'s
Pedro Teixeira