[GTER] RES: Monitorar MSN e e-mail é legal?

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Sat Jun 2 18:34:06 -03 2007

O problema é onde termina o direito de um e começa o do outro.

Porque está bem claro, na parte dos "Princípios Fundamentais" da
Constituição:

XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações
telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último
caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer
para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

Isso dá margem à outras interpretações ou o problema é que existe alguma
outra lei que "passa por cima" desse princípio constitucional? Ao meu ver
(mas parece-me que existem jurisprudências contrárias a esta opinião), mesmo
utilizando o meio da empresa o sigilo é irrevogável no caso da
correspondência pessoal, exceto no caso de ordem judicial. E alem do email
os mensageiros instantâneos também entrariam nessa categoria, não?

Eu não sou advogado, tem algum aí? :-)

- Roberto

On 6/2/07, Fábio Martins a.k.a Fósforo <fosforo at gmail.com> wrote:

> Existem várias ferramentas pra isso na internet. Fiz uns testes aqui e
> obtive sucesso - claro que um usuário experiente notaria, mas a grande
> maioria ignora essa tela.

> "man
>
> ---> decore a chave SSH da sua casa
>
> []s