[GTER] 2 canais gigas - ethernet

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Tue Jul 24 11:58:51 -03 2007

On Tue, Jul 24, 2007 at 11:41:27AM -0300, System Admin wrote:

> Pessoal,
>
> Bom dia!
>
> Tem 2 switchs com 2 portas gigas cada. Da qual cada um interliga com outros
> switchs.
> Hoje tenho apenas um cabo conectado usando apenas uma porta giga.
> Se eu conectar os 2 cabos o switch terá a capacidade de duplicar o canal?
> Ou devido as portas gigas ter os mesmo mac do outro switch ele apenas joga o
> mesmo dado nos dois canais?

Se os switchs suportarem link aggregation (IEEE 802.3ad) voce pode
habilitar e usar o dobro da banda, se não suportarem isto mas
suportarem mecanismos de deteção de loop (IEEE 802.1d ou outros), voce
pode habilitar e ter o segundo link como um backup. Se não suportarem
nada disto, como o Danton disse, não ligue dois cabos pois o resultado
será desastroso.

> Grato.
>
> Geraldo Coelho

Fred